Educação Infantil

Infantil no Colégio Objetivo

A Educação Infantil do Colégio Objetivo

Ilustração de alunos da Educação Infantil do Objetivo

O período de 0 a 6 anos é importante na formação do indivíduo. É quando ele constrói os principais instrumentos interiores de que se servirá, primeiro de modo inconsciente e depois com progressiva consciência, para se relacionar com a chamada realidade exterior. O tempo todo a criança age, descobrindo, inventando, resistindo, perguntando, retrucando, refazendo, socializando-se. Nesse processo de formação, a Educação Infantil deve proporcionar um conjunto de meios, materiais e oportunidades para um crescimento saudável em todos os aspectos.

A Educação Infantil do Colégio Objetivo percebe e reconhece o aluno integralmente, favorecendo a formação e o desenvolvimento de suas funções e operações cognitivas, a assimilação de conhecimentos e a elaboração de valores éticos e estéticos.

Aluna do Colégio Objetivo brincando na piscina de bolinhas

Material didático

Valorizamos o que a criança quer e faz por si só. Ela é incentivada a perceber a si e aos outros, cuidar de seu corpo e do que lhe pertence, ousar sempre, agir com independência e segurança, saber do que é capaz e tentar superar-se sempre. Esse incentivo também se dá com o auxílio do material didático, que é inventivo, inovador e atende integralmente aos interesses do aluno. Nessa prática, a criança é livre para inventar, inovar e expressar-se também por meio da colagem, da dobradura, da pintura, do desenho, do recorte e das mais variadas formas de oralidade.

A proposta educacional do Colégio Objetivo é sempre pautada pelo respeito à criança. Esta é tratada como um indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre a fazer novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu ambiente e modificando-o. Assim, a criança alcança a liberdade e o respeito do outro e se percebe como um ser social, seguro e íntegro perante seu grupo.

A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências por meio das linguagens do ser humano. É uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento. Nesse processo, o indivíduo está sempre em evolução. Enfim, nossa proposta visa a uma formação ampla e integrada, para que nossos alunos possam, no futuro, assumir com dignidade o papel de cidadãos conscientes e responsáveis.

Experimentação e tecnologia para aprender brincando

Aprendizado pela ação e experimentação

A aprendizagem é o processo pelo qual um comportamento, ou a disponibilidade para um comportamento, é modificado pela experiência. Refere-se tanto à aquisição de uma resposta inteiramente nova quanto à mudança de uma determinada conduta já presente no repertório da criança.

Programação

A programação envolve atividades variadas, destinadas a promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outros itens, a educação física e os jogos, a consciência ecológica, a educação sensorial, a socialização, a prática do pensamento criador e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo ao senso estético, em um esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.

Semana de adaptação

Em todos os dias da primeira semana de aula, espera-se a criança com atividades diferentes, proporcionando-lhe, assim, uma recepção festiva e um entretenimento agradável.

Introdução à lógica natural e às atividades pré-numéricas

Em lógica natural e atividades pré-numéricas, a criança exercita a manipulação de materiais diversificados antes de assimilar conceitos abstratos, o que evita a mecanização de técnicas sem sua real compreensão. As vivências nessa área são muitas e, realizadas várias vezes por semana, introduzem as matérias a serem trabalhadas posteriormente.

Natureza e cultura

Aulas práticas em que os alunos obtêm respostas às suas dúvidas e curiosidades acerca do ambiente natural e social, reproduzindo fenômenos ao alcance de seu conhecimento. A investigação é constante.

Códigos, comunicação, expressão e representação

Na Educação Infantil, as crianças devem utilizar a linguagem, verbal e não verbal, como meio de comunicação; representação e modificação da realidade; e expressão do pensamento, dos sentimentos e das vivências. Cada criança, durante toda a escolaridade, como leitora e criadora, faz experiências da utilidade e das diferentes funções da linguagem, do poder que o domínio suficiente da escrita oferece e do prazer que a produção de um texto escrito pode proporcionar.

O desenvolvimento da criança na Educação Infantil

Por Vera Lucia Fernandes

Quando falamos de desenvolvimento infantil, precisamos ressaltar os aspectos a seguir:

  • A criança não se desenvolve de forma linear, muitas vezes ocorrem avanços e retrocessos.
  • O desenvolvimento infantil é um processo gradativo, com várias fases.
  • Cada criança é um ser único, por isso é preciso respeitar seu tempo e suas necessidades.
  • O excesso ou a falta de estímulos podem interferir nesse processo, levando a dificuldades futuras.
  • Se cada criança é um ser único, não devemos fazer comparações entre elas, mesmo que tenham a mesma idade.

Podemos observar quatro áreas no desenvolvimento de uma criança: física, cognitiva, emocional e social. Essas áreas necessitam estar sintonizadas e precisam se desenvolver na mesma proporção. Uma criança que tem contato com livros, com a internet e com jogos de construção no dia a dia, mas que, ao mesmo tempo, não tem o hábito de frequentar playgrounds, praticar esportes e ter pequenas responsabilidades, como tomar banho ou vestir-se sozinha, indiscutivelmente terá uma área cognitiva prevalecendo sobre as outras.

É comum nos depararmos com crianças com menos de cinco anos que já leem e escrevem algumas palavras, comportamento que gera dúvidas nos pais, os quais começam a se questionar se seu filho se encontra na série correta ou se não deveria frequentar uma turma mais "avançada".

Nesse caso, não podemos esquecer que essa competência se apresenta nos momentos em que a criança quer, sem que o escrito ou a leitura tenham um significado ou uma função social. Se exigirmos a escrita como tarefa diária dessa criança, ela apresentará dificuldades, pois emocionalmente estará em outra fase. Além disso, essa atividade, antes prazerosa, passará a ser cansativa, pois suas habilidades motoras não estarão preparadas para o momento.

Por fim, é preciso mencionar o aspecto social. Em uma turma mais avançada, o relacionamento da criança com os colegas da sala poderá ser comprometido, afinal, ela buscará brincadeiras de sua idade e não da idade das crianças do grupo em que ela se encontrará, o que não permitirá a criação ou o fortalecimento de vínculos.

A primeira infância é uma fase muito importante e deve ser tratada como tal, pois é a base para o desenvolvimento do indivíduo como um todo. A curiosidade é nata nas crianças, o que faz com que elas constantemente busquem respostas. À medida que elas desenvolvem as competências linguísticas, elas começam a se expressar de outras formas; nesse momento, as competências físicas, emocionais e sociais se integram, propiciando o desenvolvimento cognitivo.

Onde e como a criança pode construir e interiorizar regras, saber compartilhar, aprender a lidar com as frustrações, conquistar autonomia, ser autoconfiante, desenvolver a coordenação motora e ser protagonista da sua história?

A Educação Infantil pode proporcionar tudo isso e muito mais. Por isso, o espaço escolar deve oferecer condições, meios e oportunidades para que a criança utilize seus conhecimentos prévios e construa novas aprendizagens.

A criança aprende por meio de desafios, em um ambiente atrativo e organizado. Ao ser desafiada, ela adquire novas formas de pensar, provocando a imaginação, o desenvolvimento da sensibilidade e a construção do conhecimento.

O convívio com outras pessoas é outro aspecto fundamental, pois ele proporcionará a aprendizagem da diversidade, como também o aprendizado de regras sociais e de convivência.

A parceria entre escola e família é o que vai consagrar todo o trabalho realizado na Educação Infantil, e o respeito e a confiança são as bases que garantirão o sucesso dele.

Vera Lucia Fernandes é pedagoga e psicóloga, com especialização em Psicopedagogia no Centro Universitário FIEO, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do 1.º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo, unidade Alphaville.

Objetivo Day com Silvia Vinhas

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